Revista Cultivar – Volatilidade

O presente trabalho teve como objetivo analisar as ferramentas que auxiliam a diminuição da volatilidade de herbicidas altamente de amplo espectro para evitar deriva e danos em áreas e culturas onde não foram aplicados.

 A proximidade da introdução de cultivares comerciais de soja geneticamente modificadas tolerantes ao dicamba coloca em debate a possível exposição de plantas suscetíveis a deriva do herbicida em áreas adjacentes às aplicações. Tida como uma das grandes evoluções tecnológicas do agronegócio nas últimas décadas, a incorporação da tolerância a herbicidas através da biotecnologia em plantas cultivadas oferece alternativas para o controle das plantas daninhas, representando um passo importante dentro do cenário de aumento do número de plantas daninhas tolerantes ou resistentes a herbicidas tradicionais. Em especial, a introdução do gene de tolerância ao dicamba na cultura da soja aumenta o numero de opções de herbicidas para o manejo de plantas daninhas de difícil controle, principalmente aquelas que são tolerantes ou resistentes ao glifosato.

Autores: Ulisses R. Antuniassi, Caio A. Carbonari e Edivaldo D. Velini, Unesp/Botucatu. Alisson A. B. Mota, Rodolfo G. Chechetto e Fernando K. Carvalho, AgroEfetiva. Ramiro F. L. Ovejero, Matheus G. Palhano e Henrique N. Barbosa, Bayer.

 

Fonte: Revista Cultivar, Edição 217. 2021 – revistacultivar.com.br

Basta preencher o formulário abaixo para receber em seu e-mail.