TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO AÉREA: DIRETRIZES APLICADAS A CULTURA DO ALGODÃO
A COTONICULTURA BRASILEIRA OCUPA LUGAR DE DESTAQUE NO CENÁRIO MUNDIAL, LÍDER EM CERTIFICAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS TRABALHISTAS E AMBIENTAIS, EMBORA SEJA UM DOS SETORES DO AGRONEGÓCIO QUE NECESSITEM DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS PARA MANTER A QUALIDADE DO ALGODÃO COLHIDO. ESTUDO APONTA QUE A INSPEÇÃO DA FAIXA DE DEPOSIÇÃO (IFD) PODE RESULTAR EM MELHOR UNIFORMIDADE DA APLICAÇÃO DE PRODUTOS.
O Brasil ocupa uma posição de destaque em relação à produção e comercialização de algodão no mundo. De acordo com o ranking ordenado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (EUA), o país está entre os 5 maiores exportadores e produtores de algodão do mundo.
O mercado brasileiro de algodão continua promissor. Líder mundial em certificação de boas práticas trabalhistas e ambientais, cerca de 86% da produção é certificada pelos padrões internacionais dos auditores. Com alta tecnologia e produtores extremamente organizados, por meio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), o setor investe em qualidade, rastreabilidade e marketing para continuar crescendo e buscando resultados positivos. Porém, para manter esse alto nível de qualidade e mercado, a cultura do algodão, no Brasil, é a maior responsável pelo uso de inseticidas (OLIVEIRA et al., 2014). Estima-se que durante o ciclo da cultura do algodoeiro de 18 a 23 pulverizações são realizadas.
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, na safra 2017/2018 o uso de inseticidas representou 20% do custo total de produção no estado do Mato Grosso – MT. Sendo que, o bicudo do algodoeiro é responsável por aproximadamente 10% desse custo de produção.
Autores: Rodolfo G. Chechetto(1), Fernando K, Carvalho(1), Alisson A. B. Mota(1), Ulisses R. Antuniassi(2), Simone Silva Vieira(3)
(1) Engenheiro agrônomo, pesquisadores da AgroEfetiva, Botucatu/SP. rodolfo@agroefetiva.com.br, fernando@agroefetiva.com.br, alisson.com.br; (2) Engenheiro agrônomo, Professor Títular do Departamento de Engenharia Rural da FCA/UNESP – Botucatu. ulisses.antuniassi@unesp.br; (3) Entomologista, Pós doutoranda FCA/UNESP – Botucatu/SP. sisilvavieira@gmail.com
Fonte: Revista Aviação Agrícola, Vol.3 Nº2 – abril a junho/2020, página 40-46.
Basta preencher o formulário abaixo para receber em seu e-mail.
Erro: Formulário de contato não encontrado.