A tecnologia de aplicação na proteção dos polinizadores
O final do inverno, no mês de setembro, marca o início dos preparativos para uma nova safra agrícola em boa parte do Brasil. Essa preparação inclui, com destaque, algumas atividades, como o manejo da vegetação – geralmente composta por plantas daninhas (que nascem espontaneamente) ou pelas chamadas “culturas de cobertura”, que ocupam as áreas nas quais serão semeadas novas lavouras, como as de soja e milho.
Em geral, a vegetação é utilizada para gerar matéria orgânica para proteger e melhorar a estrutura do solo. Entretanto, antes da semeadura, essas plantas precisam ser controladas e transformadas em cobertura vegetal morta (a palhada), pois, do contrário, causariam competição com as plantas cultivadas por água, luz e nutrientes, prejudicando a produção.
O controle das plantas daninhas é feito, na maior parte das vezes, pela aplicação de herbicidas, em um processo chamado de dessecação. Em alguns casos, os agricultores realizam na mesma operação a adição de algum produto com ação inseticida, visando o controle de pragas que possam estar previamente na área, como lagartas e percevejos.
Uma das grandes preocupações atuais, contudo, é a harmonia que deve existir entre as atividades relacionadas à agricultura e os polinizadores: essas práticas devem estar em equilíbrio. No caso das dessecações, quando há a adição de inseticidas para o controle de pragas, o agricultor deve estar ciente da importância da proteção dos polinizadores, que são insetos benéficos. Nesse artigo, destacamos práticas agrícolas e apícolas que devem ser adotadas para que haja a preservação dos polinizadores, seja por espécies nativas ou cultivadas.
Autor: Dr. Fernando Kassis Carvalho – Engenheiro Agrônomo, Pesquisador na AgroEfetiva, Botucatu/SP – Brasil.
Co-autores: Prof. Dr. Ulisses Rocha Antuniassi – Professor Titular do Dep.de Engenharia Rural, FCA/UNESP, Campus de Botucatu/SP – Brasil;
Dr. Heber Luiz Pereira – Zootecnista, HP Agroconsultoria, Maringá/PR – Brasil.
Fonte: Artigo publicado em parceria com o Colmeia Viva, um programa do Sindiveg.
Para receber o resumo completo, preencha os campos abaixo.