INFLUÊNCIA DE ADJUVANTES NO ESPECTRO DE GOTAS DE PONTA COM INDUÇÃO DE AR

Influência de adjuvantes no espectro de gotas de ponta com indução de ar
Influência de adjuvantes no espectro de gotas de ponta

O presente trabalho teve por objetivo verificar a interferência de adjuvantes no desempenho de uma ponta com indução de ar quanto ao espectro de gotas formado. Para o estudo foram utilizadas nove caldas, sendo uma composta apenas por água e oito soluções contendo adjuvantes solubilizados em concentrações recomendadas por seus fabricantes: óleo mineral (Nimbus®), óleo vegetal (Óleo VegetalNortox), mistura de lecitina e ácido propiônico (Li-700®), nonilfenoxi poli etanol (Agral®), nonil fenol etoxilado (In-Tec® e Antideriva), copolímero de poliéster e silicone (Silwet® L-77 Ag) e lauril éter sulfato de sódio (TA 35). Utilizou-se uma ponta jato plano com indução de ar modelo Guardian Air (Hypro®) 11003. O estudo foi realizado no Laboratório de Análise do Tamanho de Partícula (LAPAR), localizado no Departamento de Fitossanidade da FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal – SP. As características do espectro de gotas (diâmetro mediano volumétrico/DMV, percentual de gotas menores do que 100 micrometros e amplitude relativa foram determinadas com um analisador de tamanho de partículas por difração de raios laserMastersizer S (MalvernInstruments). Para análise estatística os valores das médias dos tratamentos foram comparados pelo Intervalo de Confiança a 5 % de probabilidade (IC95%). 

Os resultados mostraram que para a ponta com indução ar Guardian Air 11003 os óleos adjuvantes (Óleo Vegetal Nortox e Nimbus®) apresentaram maior capacidade no aumento do DMV na comparação com produtos a base de surfatantes. O percentual de gotas abaixo de 100 μm foi menor para os adjuvantes Agral®, Antideriva, In-Tec®eTA 35, em comparação ao Óleo Vegetal Nortox e ao Li-700®. A amplitude relativa foi maior para os adjuvantes a base de óleo (Óleo Vegetal Nortox e Nimbus®), sendo o menor valor encontrado para o adjuvante a base de lauril éter (TA 35®), indicando potencial de melhoria na qualidade do espectro de gotas da ponta Hypro® GA 11003.

Palavras-chave: tecnologia de aplicação, deriva, diâmetro mediano volumétrico (DMV).

Alisson Augusto Barbieri Mota2 e Ulisses Rocha Antuniassi3

1 Parte da dissertação de mestrado do primeiro autor intitulada: Quantificação do ar incluído e espectro de gotas de pontas de pulverização em aplicações com adjuvantes.
2 Engº. Agrônomo, Aluno do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Energia na Agricultura – Departamento de Engenharia Rural FCA/UNESP, Botucatu/SP. 
3 Engº. Agrônomo, Orientador e Prof. Titular, Departamento de Engenharia Rural, FCA/UNESP.

Basta preencher o formulário abaixo para receber o artigo em seu e-mail.

Quem Somos

Somos uma empresa de prestação de serviços especializados, atuante no mercado agrícola brasileiro e em outros países da América Latina, atendendo a demanda pelo desenvolvimento de soluções em pesquisacapacitação e consultoria.

Contato

AgroEfetiva SP
Rua Lourival Ferreira, 11 – Distrito Industrial III, Botucatu – SP, 18608-853

Telefones AgroEfetiva
 +55 (14) 3514-0450
 +55 (14) 98209-0065 

Telefones AgroEfetiva MT
 +55 (66) 9 9608-1719
 +55 (66) 9 9908-4411

AgroEfetiva MT
Rua dos Cajueiros, 87, Sala 02 – St. Industrial Norte, Sinop – MT. CEP: 78550-516.

Horário de Funcionamento
Seg–Sex: 08:00–18:00

2023 – AgroEfetiva ©. Todos os direitos reservados.