Inspeção de Faixa de Deposição (IFD®)
Explore todo o potencial de qualidade e rendimento nas aplicações aéreas
O IFD é um método ágil e preciso que determina, por meio de espectrofotometria de fio, a melhor largura da faixa de deposição para cada aeronave.
A média nacional resultante do trabalho de IFD, mostra um ganho em largura da faixa de 5,76%, podendo superar 20% em alguns casos, e melhora de 18,25% na uniformidade de deposição. Isso reflete em maior produtividade, qualidade e segurança das aplicações.
Leia: CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE PULVERIZAÇÃO E FAIXA DE DEPOSIÇÃO DE AERONAVES AGRÍCOLAS NO BRASIL
Técnica IFD revoluciona avaliação de faixa de deposição para otimizar aplicações aéreas
A AgroEfetiva é a empresa pioneira na introdução do sistema IFD (Inspeção da Faixa de Deposição) no Brasil. O IFD se baseia na inspeção da faixa de deposição por espectrofotometria de fio. O resultado desse trabalho recebeu o 1º lugar no “Prêmio Boas Práticas Agrícolas em Tecnologia de Aplicação” no Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação (SINTAG) em 2019, o evento mais importante da área no país. Um marco para a tecnologia de aplicação aérea.
Entenda como é feito o estudo das faixas de aplicação
As avaliações se baseiam na aplicação de água com um corante sobre um fio coletor, conforme diagrama ao lado. Após a deposição das gotas, o fio é analisado por espectrofotometria de fio. Desta forma, um software gera o perfil de deposição, e é criado um gráfico com informações utilizadas para a determinação da largura da faixa com base na uniformidade das aplicações. Os resultados ainda servem para indicar se melhorias podem ser feitas no posicionamento dos atomizadores e pontas hidráulicas nas barras de pulverização, bem como os ajustes na largura da faixa, visando otimização dos resultados.
O que o IFD traz de vantagem para o agricultor?
Em estudos publicados em 2019, identificamos que mais de 70% das aplicações aéreas realizadas no país possuíam falhas na uniformidade. Os principais problemas estão destacados na figura abaixo. Portanto, é de suma importância que as aeronaves sejam avaliadas pelo sistema IFD.
Portanto, a aeronave que possui o selo já passou pelo processo de Inspeção da Faixa de Deposição, o que é um diferencial no mercado. Toda aeronave inspecionada possui um relatório que é disponibilizado ao proprietário por meio impresso ou digital. Caso o proprietário não tenha mais o relatório ele pode fazer a solicitação pelos canais da AgroEfetiva.
As alterações propostas após a realização da Inspeção da Faixa de Deposição podem ser acatadas ou não pelos operadores aeroagrícolas. Em média, há uma melhora de 18% na uniformidade das aplicações avaliadas pelo sistema IFD.