III Workshop sobre drones de pulverização acontecerá em Botucatu/SP
Evento realizado pela AgroEfetiva e Fepaf acontecerá nos dias 17 e 18 de maio de 2023
Nos últimos anos, tem havido uma rápida popularização da utilização de drones de pulverização no Brasil. Essa ferramenta, que inicialmente era considerada uma opção especialmente para culturas perenes (como café) em áreas com declive, ou em substituição às aplicações costais manuais, mostrou-se mais abrangente, e tem sido usada em áreas de culturas anuais, como soja e milho, e em locais que antes eram feitas aplicações com pulverizadores tratorizados, ou mesmo aviões agrícolas.
A popularização da adoção dos drones para pulverização é uma das principais tendências do mercado de drones agrícolas, sendo que os drones com vários rotores são a escolha mais frequente.
A AgroEfetiva, empresa atuante no desenvolvimento de soluções em pesquisa, capacitação e consultoria no mercado agrícola brasileiro e em outros países da América Latina, Europa e América do Norte, juntamente com a Fepaf (Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, da UNESP/FCA), promoverá nos dias 17 e 18 de maio de 2023 a 3ª edição do Workshop AgroEfetiva “Entendendo a Tecnologia de Aplicação: drones de pulverização’.
O evento, que será no formato presencial, contará com o apoio e a participação de diversos patrocinadores, instituições e empresas do setor. Estes parceiros estarão presentes no encontro com stands, palestras e informativos sobre diversos temas relacionado aos drones de pulverização, que serão abordados ao longo dos dois dias de workshop.
O primeiro dia, 17/05, terá na programação palestras, debates e networking com diversos palestrantes que são referência no setor agrícola e especialistas em drones de pulverização. O encontro será realizado no auditório da Areté Eventos. O almoço no local e um Coffee Break no final do evento já estão inclusos no valor da inscrição.
No dia 18/05, no período da manhã, haverá um momento prático com os participantes, que acontecerá na Fazenda Experimental Lageado, localizada no Câmpus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), também em Botucatu/SP. Os patrocinadores e apoiadores do evento farão demonstrações com voos e aplicações reais, complementando os dois dias de experiência.
Exigências e cuidados para a utilização de drones de pulverização
A Portaria no 298 (MAPA, 2021) estabelece uma série de exigências, principalmente quanto ao aplicador aeroagrícola remoto, que é o profissional maior de 18 anos de idade, aprovado em Curso para Aplicação Aero Agrícola Remota (CAAR). Esses cursos são oferecidos anualmente, visando a formação de novos pilotos. Aspectos referentes ao descarte de resíduos, a segurança operacional e as faixas de segurança mínimas nas aplicações (bordaduras) são outros pontos importantes que estão especificados na portaria mencionada.
Avanços em pesquisa e difusão de conhecimento sobre drones de pulverização
Os drones para pulverização já estão em uso em diversas áreas no Brasil, principalmente onde há necessidade de complementação da pulverização convencional (terrestre e aérea), com áreas de talhões em formato irregular ou elevada declividade, ou ainda em locais que apresentam dificuldade de acesso, como nos casos onde o solo é argiloso, e nos períodos chuvosos, causando dificuldade para o tráfego de máquinas. Há diversos outros exemplos, como em áreas de pivôs, aplicações localizadas, entre outras.
O Workshop sobre drones de pulverização será focado em discussões técnicas e acadêmicas sobre o tema drones de pulverização, com o intuito de difundir inovações, tendências e os resultados obtidos por pesquisadores aos profissionais e interessados pelo setor. A diversidade de público e quantidade de participantes na segunda edição que ocorreu em 2022 e superou 200 pessoas, de todas as regiões do Brasil, sendo um indicativo do nível de interesse e expansão do setor.
Por último, o crescimento desse mercado de pulverização com drones deve ser feito de maneira sustentável. Para isso, deve-se investir em formação de qualidade para o piloto remoto e usuários dessa ferramenta. Para isso, deve haver uma formação sólida aos envolvidos. E ainda, as empresas fabricantes de defensivos devem investir em pesquisas e conhecimento sobre eficácia, uniformidade de deposição, potencial de deriva, entre outros, para que haja qualidade, segurança e o correto posicionamento do uso da tecnologia nas bulas dos produtos, e consequentemente no campo.
Os participantes do evento ainda terão incluso nas inscrições coffe-breaks, almoço e coquetel de confraternização.
Além disso, poderão optar pela realização de inspeção de faixa de deposição (IFD) para seus equipamentos durante a tarde do dia 18/05.
Nos dias 19, 20 e 21 maio, após o Workshop, também haverá um Curso para Aplicação Aero Agrícola Remota (CAAR), realizado pela MD Consultoria e AgroEfetiva, em parceria com a FEPAF, também em Botucatu/SP.